A psicanálise é uma abordagem desenvolvida inicialmente por Freud, em que se prioriza a importância de descobrir a origem dos sintomas, comportamentos, emoções e padrões manifestados por pacientes afim de tratá-los. ?⠀⠀⠀⠀
Durante o processo de análise, o diálogo bem estabelecido entre paciente e terapeuta acontece através do que a psicanálise chama de transferência. Esta é o vínculo que torna o processo possível. Sendo assim, o analista considera a história de vida do sujeito e sua infância como um ponto importante a ser investigado. Além disso, o profissional permite que o paciente fale livremente (associação livre), o fim de tentar entender as queixas e perceber as questões inconscientes. Não cabe ao Psicólogo ditar regras, normas ou instruções, mas sim auxiliar o paciente em processo. Assim, por meio de suas próprias reflexões é possível encontrar alívio às suas questões, pois para a Psicanálise o sujeito é o detentor de suas perguntas, mas também de suas próprias respostas. ?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A terapia proporciona uma oportunidade de mudança, de autoconhecimento e de fortalecimento. O processo terapêutico não começa na primeira sessão, mas sim logo que tomamos a decisão de nos cuidar! ?
⠀⠀⠀⠀
“Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.” (Freud)
⠀⠀⠀⠀
Talytha Gomes da Silva
@talytha.psi
11/11995
⠀⠀⠀⠀
Marcela Paiva
@marcelapaivapsi
CRP 11/12023