A autoestima é construída ao longo de nossa vida, porém na infância ela precisa ser estimulada, de modo que caracteriza-se como um valor básico no desenvolvimento da criança e adolescente.
Certamente quando uma criança e adolescente apresenta baixa autoestima isso pode manifestar-se como alguns problemas como, por exemplo, timidez, anorexia, depressão, e muitas vezes abuso de drogas.
Desta maneira é de suma importância para o desenvolvimento da criança e adolescente estimular a boa autoestima que de fato pode proporcionar confiança em suas capacidades e tornando-os mais sensíveis às necessidades do outro.
Assim, é essencial que os pais tanto fiquem atentos a boa saúde física dos seus filhos, quanto também possam dar atenção a saúde emocional. Uma boa autoestima é construída através de experiências positivas que a criança e adolescente possam desenvolver sua confiança, interesse de aprender, possibilite a eles a oportunidade de tomar decisões frente a alguma situação, incentive o desenvolvimento das responsabilidades, de forma positiva em que se possa haver interação e interesse.
A criança e adolescente que se ama e aprecia o seu jeito de ser, se torna mais confiante e feliz. Seja o incentivador!