Gordofobia: por que ainda temos aversão a corpos gordos?

A nutricionista Bianca Salgado concedeu entrevista ao portal Minha Vida. Abordou, na oportunidade, temas relacionados à gordofobia, que é o preconceito a corpos gordos, uma aversão a quem apresenta sobrepeso ou obesidade.

Confira trecho da matéria:

“De acordo com Bianca Salgado, nutricionista clínica com abordagem comportamental, uma das origens dessa aversão a corpos gordos vem da pressão estética que movimenta a sociedade e que coloca padrão estético magro como sinônimo de positivo e o gordo como negativo.

“Essa pressão é responsável por movimentar milhões de reais, em diversos nichos econômicos, a partir da ideia de que a estética do corpo ideal emagrecido é algo alcançável desde que haja ‘força de vontade’ e foco nesse objetivo”, conta a nutricionista.

Bianca completa: “É a busca incessante pelo ideal de magreza imposto, símbolo da beleza, sucesso e motivação, que aumenta nosso julgamento e insatisfação com nossos próprios corpos e, principalmente, com os corpos que se distanciam mais dessa estética, como o corpo gordo. Isso atrela a esse corpo um estereótipo negativo, injusto e que afeta diretamente o bem-estar e a vida dessas pessoas”.”

A reportagem é Maria Beatriz Melero, da Redação Minha Vida, em 9/12/2020.

Acesse a matéria completa clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar Agora
1
Posso ajudar?
Olá,
Podemos ajudar?