Representatividade Negra

“a representatividade entra como fator importante na construção da subjetividade e na identidade negra, onde os negros começaram a conquistar espaço na mídia no meio institucional, na política, na música, filmes que vem sendo inspiração não só para às pequenas gerações, mas a todos os negros.

O que traz visibilidade onde o “ser” invisível era algo que fazia parte do repertório negro. Quando refletimos acerca da invisibilidade negra e seus efeitos na infância, podemos apontar sobre a magia dos contos de fadas, dos heróis e todo universo infantil serem retratados sempre para uma população não negra.

Um exemplo importante do negro no universo infantil é o saci Pererê, retratado como travesso pregador de peças, um sujeito nada confiável. E quando pesquisamos sobre, encontramos um saci onde tudo que é feito de errado é atribuído a ele. Quantas crianças tiveram na infância a representação do saci Pererê?

Hoje podemos ver a representatividade sob uma nova dinâmica e novas possibilidades. E como a construção como sujeitos livres está sempre em processo, faz se necessário contribuir com esse processo, criar e levar representatividade a população pouco representada.”

Trecho retirado do portal Geledés

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar Agora
1
Posso ajudar?
Olá,
Podemos ajudar?