Masculinidade Tóxica

Masculinidade tóxica são características que a sociedade tende a atribuir de maneira estereotipada ao sexo masculino, sendo estas nocivas ou restritivas aos próprios homens ou às pessoas que estão ao seu redor. Nossos garotos crescem com um significado sobre ser “homem de verdade”, que o ameça a sua identidade se essas expectativas não forem cumpridas. Alguns exemplos são “homem não chora”, “homens têm que ser agressivos e competitivos”, “homens têm que ser autossuficientes e conseguir todos os seus objetivos sem nenhuma ajuda”, “homens têm que sustentar a casa sozinhos” e etc.

 

Esses mitos também cabem à saúde física e mental. O alto índice de câncer de próstata está ligado à essa negligência à saúde e esta atribuição estereotipada do “homem com saúde de ferro”, esquecendo que homens precisam de cuidados como qualquer pessoa.

O mesmo se aplica à saúde mental. Aceitar as vulnerabilidades e iniciar um processo de autocuidado pode transformar tanto a vida do homem em questão quanto todas as pessoas ao seu redor que se afetam pela masculinidade tóxica, que pode ferir direta ou diretamente as diversas relações estabelecidas na vida de uma pessoa.

Para aprofundar mais sobre o assunto, indicamos o documentário “A Máscara em que você vive”. Copie e cole o link em seu navegador: https://www.youtube.com/watch?v=I1OI9B0VSlAO

Instituto Gaspar Bandeira está nessa rede acolhimento. Conte conosco.?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar Agora
1
Posso ajudar?
Olá,
Podemos ajudar?