Chegar a terceira idade pode ser desafiador para muitas pessoas. Surge nesta fase a necessidade de refletir sobre a situação de sua saúde de forma biopsicossocial.
A promoção da saúde em saúde mental e física específica para idosos envolve a criação de condições de vida e ambientes que apoiem o bem-estar e permitam que estas pessoas tenham uma vida saudável e autônoma.
Compreender a importância deste autocuidado, é olhar para os adoecimentos que podem afetar o corpo. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Na mesma faixa etária, acontece o período de maior probabilidade de doenças mentais com depressão e demência.
Para além desses fatores preocupantes, teríamos ainda o estigma que engloba esse tipo de questão, algo que promoveria relutância por parte das pessoas em buscar ajuda para problemas dessa natureza, dificultando sua observação e possibilidade de tratamento.
Para começar uma transformação deste quadro, é preciso encontrar redes de apoio. O Instituto Gaspar Bandeira, faz parte dessa rede, conte conosco. ?