O Suicídio

O suicídio é um ato intencional que tem como objetivo dar fim a própria vida. Acontece que, quando alguém chega até essa atitude extrema, sua vontade maior não é acabar com sua vida, mas sim acabar com sua dor que parece insuportável e sem fim.

Essa ideia também não aparece da noite pra o dia, pelo contrário, é construída de maneira gradativa na vida do sujeito, passando, geralmente, por três momentos: o da ideação (pensamentos e desejos de morte); a tentativa (quando sai do pensamento para o ato, porém sem êxito); e o suicídio propriamente dito (quando a morte se concretiza).
.
É importante lembrar que nem todas as pessoas em sofrimento extremo passam por esses três momentos. Nem todos que tem um pensamento ou desejo de morte seguem para a tentativa. As vezes também alguns não passam pela tentativa, porque na primeira ação já alcançam o objetivo. De qualquer forma, precisamos estar sempre alertas, com empatia, cuidado e equilíbrio. .
.
Obs: Esse post faz parte de uma série de postagens que se complementam. Por isso, as informações contidas neste post não dão conta da complexidade do assunto. Caso queira saber mais informações, entra em contato via direct. .
.
Ah, você não está só! ?
.
Texto colaboradora Instituto Gaspar Bandeira @emmanuellebritopsicologa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar Agora
1
Posso ajudar?
Olá,
Podemos ajudar?