Abordagem Centrada na Pessoa

A Abordagem Centrada na Pessoa vai além das psicoterapias, podendo ser utilizada em todas as relações de ajuda e nas relações humanas de uma forma geral.
⠀⠀⠀⠀
O processo terapêutico nessa ênfase se refere a uma cooperação entre terapeuta e cliente, estimulando a redescoberta da autoestima e da autoconfiança. Na ACP, acreditamos que a melhor maneira de se tentar ajudar alguém é confiar no potencial da pessoa e na sua condição natural de pensar, sentir, buscar e se direcionar no caminho de suas necessidades. É a partir desta visão, que a ACP se baseia para tentar facilitar condições ideais à pessoa, para que ela possa buscar em si as suas próprias respostas.

O pressuposto fundamental da Abordagem Centrada na Pessoa é que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva. Para isso, são necessárias três atitudes psicológicas: a congruência, consideração positiva incondicional e a compreensão empática. Profissionais que utilizam essa abordagem se esforçam para que o ambiente terapêutico seja confortável, livre de julgamentos e com empatia. “Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.” (Carl Rogers). ⠀⠀⠀⠀

Profissional do Intituto Gaspar Bandeira: Luanna Rocha CRP 11/11904 – pós-graduanda em Transtornos Alimentares e Obesidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar Agora
1
Posso ajudar?
Olá,
Podemos ajudar?