O movimento de mulheres pela busca na igualdade de direitos deu origem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Mergulhamos na história e separamos as principais conquistas que resultaram na criação da data:
1908 – Em maio é celebrado o primeiro Dia Nacional da Mulher, quando cerca de 1500 mulheres participam de uma manifestação pela igualdade econômica e política nos Estado Unidos.
1909 – A data de 28 de fevereiro é oficializada, como Dia Nacional da Mulher, após nos um protesto reunir mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York iniciando uma longa greve têxtil nos EUA.
1910 – Na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, representantes de 17 países aprovaram a resolução que cria uma data anual para a celebração dos direitos da mulher.
1917 – Na Rússia, a data de 8 de março é consagrada, quando 90 mil operárias manifestaram-se contra as más condições de trabalho, a fome e a participação do país na 1° Guerra mundial.
1945 – A Organização das Nações Unidas (ONU) assina o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres.
1977 – 8 de março é oficializado como o Dia Internacional da Mulher, pela ONU.
As lutas continuam. Fiquem ligados que no próximo post divulgaremos um momento super especial para as mulheres que acompanham o Instituto Gaspar Bandeira.
#PraCegoVer A imagem traz uma foto, aplicada em uma moldura lilás. A fotografia traz várias mulheres em passeata, segurando uma faixa com a frase “Women’s Day”. No centro da moldura é aplicado um desenho em linhas que representam um barco de papel navegando no mar. Na parte central inferior da foto está aplicada a logo do Instituto.