Chamamos de dor invisível pela dificuldade do diagnóstico, que é complexo, não tem exames específicos que “detectem” a fibromialgia, sendo necessária uma investigação clínica aprofundada por profissionais especialistas na síndrome. A Fibromialgia é considerado uma síndrome, onde se apresenta com alguns sintomas: dor intensa, fadiga, distúrbios do sono, indisposição.
Muitos questionamentos ainda giram em torno desta síndrome. A fibromialgia é causada por questões psicossociais ou o que acontece é justamente o oposto: que a dimensão emocional é uma consequência do sofrimento causado pela dor e outras questões, como a incompreensão familiar e social frente aos sintomas. Entretanto, ainda não existe uma evidência científica que relacione a fibromialgia com outras condições psicológicas ou psiquiátricas.
Não existe um único tipo de tratamento para a fibromialgia, mas sim um controle de seus sintomas e de suas crises. Como as dores são muito intensas, é importante um tratamento medicamentoso com auxílio de um médico especialista e acompanhamento psicológico, pois irá auxiliar o paciente a encontrar novas formas de enfrentamento dos sintomas e das consequências sociais e emocionais.
#PraCegoVer A imagem traz um homem com indícios de dor no pescoço, dentro de um losango, localizado ao meio. No fundo está a mesma foto, ampliada, com um filtro roxo aplicado por cima.